quarta-feira, 6 de julho de 2016

Animes são Machistas?

Eae galera, aqui é o Narashiuka!
Hoje o assunto é polêmico e vai minha opinião sobre o tal!


"Animes são Machistas?"


No mês de Junho de 2016 me deparei com uma pagina no facebook chamada Diário de Maitê onde está estava mencionando de forma acusatória que os animes são machistas e deviam ser expulsos do nosso país, o que choca muito fã deste conteúdo, a página parece ter feito uma sátira, porem claramente mostra que uma minoria que são as feministas gostam de atacar uma minoria ainda menor, os otakus.

Mas não vamos sair puxando cabelos e dando tapas já de início, a página Diário de Maitê não passava de uma página em que o intuito é comédia e mostrar um lado radical das feministas.

Primeiramente o que são as feministas?

Feminismo é um movimento social e político que tem como objetivo conquistar o acesso a direitos iguais entre homens e mulheres e que existe desde o século XIX.
Fonte: www.cartacapital.com.br/sociedade/o-que-e-feminismo-2198.html




O feminismo busca a ideia igualitária entre homens e mulheres, e muitas acham que os 
homens não  podem lutar e auxiliar a lutas delas por simplesmente serem homens, dizendo que a causa delas é única e exclusiva.


Como já esclarecido como é o feminismo, mesmo que seja em poucas palavras, vamos a questão levantada!


Em pleno século XXI, onde os ideais de liberdade de expressão estão mais quentes e 
abrangentes a nossa sociedade por meio da internet, ou melhor da comunicação em geral,
mostra que podem ser debatidos vários temas e causar uma mudança constante na sociedade movendo uma massa por um simples chamado, por um simples toque de celular, temos um poder muito grande nas mãos, e usamos ele de forma inapropriada as vezes e deixamos causas importantes passarem batidas e sem o menor questionamento.

A internet deu um poder tão grande para a sociedade que grupos, minorias, conseguem mostrar suas opiniões rapidamente e para o mundo, de forma boa ou ruim, mas o mundo está ficando como se diz "dodói", onde não podemos mais dizer uma opinião concreta e você é taxado como algum jargão, as vezes taxado de maneira errada, e é por vez excluído da sociedade, deixando o Cyberbullying ainda mais forte.

Pequenos grupos querem mostrar suas forças e impor ideias na sociedade, querendo mudar algo em que a milhões de anos foi de uma maneira, poderia eu ser taxado como conservador somente por ter citado isto, mas não sou, o que alguns querem e colocar o errado como certo.

Anime é um estilo de animação que na maioria das vezes é produzida no Japão. A palavra é a pronúncia abreviada de "animação" em japonês, onde esse termo se refere a qualquer animação. É um desenho produzido no Japão, no âmbito cultural japonês, onde a cultura japonesa é diferente do brasileiro, sendo eles uma sociedade mais conservadora do seus 
costumes, onde eles aprovam os animes e não os repudiam. Aceitando o que lhes agrada e não assistindo e até mesmo dando sua opinião sobre algum em que não agradou.

O Machismo é o comportamento, expresso por opiniões e atitudes, de um indivíduo que recusa a igualdade de direitos e deveres entre os gêneros sexuais, favorecendo e enaltecendo o sexo masculino sobre o feminino. O machista é o indivíduo que exerce o machismo.

Em um pensamento machista existe um "sistema hierárquico" de gêneros, onde o masculino está sempre em posição superior ao que é feminino. Ou seja, o machismo é a ideia errônea de que os homens são "superiores" às mulheres.

Agora por que definiram o anime como algo machista?

Gêneros de anime, como o ecchi e o hentai são produzidos para os homens, de forma que os traços femininos acabam sendo exagerados e sexys para chamarem a atenção do público alvo que é sem dúvida o masculino.

O Diário de Maitê acusa a animação japonesa em geral e de forma errada como machista, pegou imagens de animação em que uma garota mostra o corpo de forma sexy, e colocou na legenda que estavam transformando o corpo feminino como objeto, o que não discordo totalmente, porem o corpo masculino e o feminino é olhado pelo sexo oposto de forma diferente, uma mulher hétero não olha outra mulher com sentimentos atrativos, e nem um homem hétero não olha outro sendo atraído sexualmente, mas um homem olha uma mulher como sendo sexy, ou uma mulher olha outra como sendo sexy.
Se já não bastasse esse argumento, a animação japonesa é tão abrangente que também cria conteúdos para outros grupos como o yaoi e o yuri, conteúdo bons, que não desrespeitam ninguém da forma como a página quer discutir.

A youtuber Haru quis mostrar sua posição sobre o assunto e deixou claro que acha que os animes são sim machistas, e mostram uma realidade sobre a mulher que não é verdade e que queria ver mais mulheres sendo protagonistas dos animes.



Como nós otaku sabemos os animes mostram realidades e ficções de várias formas e trata esses assuntos de forma divertida e tentam passar ideais de bons como por exemplo Naruto que era um garoto excluído da sociedade que consegue por meio de trabalho duro ser aceito na sociedade e ser mais forte, superando as expectativas de qualquer um, o que pode ser levado a um estudante que sofre bullying, dizendo que ele pode e deve levantar a cabeça porque ele consegue e é melhor que outros de várias formas e pode ser ainda melhor se quiser.
Os animes em geral mostram que você consegue ser alguém melhor, consegue aceitar novas ideias, consegue ser o que quiser se achar os caminhos certos para isso, os animes não são somente entretenimento, não mostram somente um personagem morando num abacaxi que faz palhaçadas e vai trabalhar todos dias para agarrar um público que quer dar risada. 
Os animes são diversas vezes portas de fuga para pessoas com problemas que querem esquecer o mundo vendo eles, pessoas que tem dificuldade em parte da vida e se vê em algum personagem, pessoas que gostam de se divertir vendo histórias de heróis fictícios por anos vendo com o desenrolar da história como ele vai se opor a problemas cotidianos e tratando dos mais assuntos diversos, mostrando que todos são iguais.

Me senti profundamente ofendido quando li a postagem dizendo que animes são machistas pelo fato que os animes são o contrário disso e mostram ideais revolucionários e contra o bullying, a desigualdade social, o próprio machismo, entre outros, mostrando heróis gays, mulheres super fortes, garotos que sofrem e conseguem superar os problemas com um sorriso no rosto.

"Esse é meu jeito ninja!"

Acreditava que nem precisava citar que o anime nunca deve ser excluído do Brasil, proibido de se passar aqui, nós otakus somos uma minoria que pode mudar o mundo e não fica acomodada com problemas que podem atrapalhar o mundo porque nós aprendemos que não devemos ficar quietos.

Outra questão que foi levantada nesse debate, é que a forma como os animes retratam as mulheres, deveria ser mudada, eles deveriam parar de desenhar as mulheres com corpos lindos, e colocar elas como protagonistas.
Vários gêneros já fazem isso, animes são abrangentes, um exemplo disso é Sailor Moon, anime da minha época de infância que era voltado somente para o público feminino. Criaram algo somente para as mulheres. 

A maior parte do público dos animes é masculino, o que é bem representado quando se vê que uma maior parte dos animes são feitos para esse público. Ai vem aquela ideia de que isso não é igualdade, mas me pergunto porque as feministas querem me forçar a ver o que elas querem e acham certo?

O feminismo parece ter virado religião!

Querer forçar alguém a ver algo que ele não queira, fere os direitos humanos, direitos que elas dizem lutar por eles, e querer mudar o que os produtores fazem seria inibir a criação deles, limitando a arte que eles expõem, sendo também contra os direitos humanos da liberdade de expressão!

A liberdade de expressão deve ser respeitada, e os autores dos animes podem e devem fazer os animes como bem entender, se eles passarem dos limites, utilizando de racismo ou preconceito nos seus trabalhos, eles vão responder por isso!

A ditadura militar queria barrar a liberdade de expressão, controlando o que a sociedade consumia, o que a sociedade fazia, o que estas feministas querem fazer em relação aos animes é exatamente isso e se conseguissem não levariam em conta várias pessoas que morreram na ditadura para proteger o nosso direito de ver o que quiser.

As feministas tem todo direito de lutar por um mercado de trabalho igual, salário igual, ser tratadas como iguais mesmo sendo diferentes em vários aspectos biológicos, querem ser tratadas como iguais em aspectos culturais e sociais, sua causa é valida e deveria ser aceita pela sociedade, porem algumas quererem acabar com a liberdade de expressão por acharam que estão sendo diminuídas nesse assunto é errado.
Todos temos direitos de se expressar e devemos pesquisar sobre o assunto antes de atacar ele e a minoria que o segue, aceitar que o anime é machista seria criar um novo preconceito na sociedade.

E novamente atacar uma minoria como o Diário de Maitê fez, não é uma coisa que uma pessoa de boa índole e decência mental faria!

Com isto é concluído que o anime é uma forma de expressão não machista e abrangente, criada para várias pessoas que querem assistir e reconhecem que se algo não lhe agrada, basta não assistirem e não darem ibope para o tal.

0 comentários:

Postar um comentário